segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Halloween, Dias das bruxas ou Festa da Vida?

O homem sempre sentiu-se atraído pelo Mistério. Mesmo entrando em conflito com o Mistério (Gen 3,1-15), nunca perdeu atração por Ele. Ele continua despertando a sua curiosidade, o inquieta e desperta o desejo de ser conhecido. 
Jesus Cristo, O Verbo do Pai Eterno, veio ao mundo para conduzir o homem ao Mistério perdido (Jo 14,7-11) e ao Seu conhecimento, que só é possível por meio da Revelação Divina (Mt 11,27-28).


O conhecimento pela via do ocultismo, perante o qual o próprio Deus alerta (Dt 18,9-14; Ex 22,17; Lv 19,26.31; 20,6.27; At 19,18-19; Hb 13,9) é tremendamente perigoso e mortal para a vida interior (cf. Gn 2,15-17). Por mais atraente que seja, a busca do Mistério por meio deste conhecimento, pode ser mortal.

Nos últimos anos significativamente aumentou o interesse pelo ocultismo, em todas as suas formas. Pode-se ter uma impressão de forte insistência, como que programada, em propagar e levar a aceitação da prática de Halloween como um elemento da cultura. (Algo parecido acontece com a ideologia de gênero. Oxalá não houvesse a coincidência entre ambas “descobertas” da modernidade).
 
É preciso que os pais fiquem de alerta e previnam seus filhos das “brincadeiras”, mortalmente perigosas. Alguém pode pensar que “apenas brinca”, só que o demônio não penas assim. Ele não brinca, não. Ele só tem um objetivo, o de destruir. Levar a morte um ingênuo, que ao buscar preencher o vazio do seu interior, abre a porta ao seu eterno inimigo. Depois de entrar, ele não sai de uma boa, não. E ai?

Em vez de buscar aventuras e brincar no mundo de horrores, que no melhor caso irão perturbar e causar pesadelos, a Igreja convida conhecer e, entrar no mundo da santidade. Este é o mundo próprio para o ser humano, que foi criado por Deus para viver com Ele e para Ele.

Exatamente, no dia 01 de novembro, comemora-se Todos os que viveram com e para Deus. Eles são chamados de santos, por já estarem, para sempre, com Deus que é Santo e fonte de toda santidade (Lev 19,2; 1Pd 1,16; Ap 15,4). Pode ser que alguns deles podiam ser não reconhecidos como tais, pelos ambientes em que viveram, ou até considerados errantes, mas hoje estão sendo homenageados, como santos ´incógnitos´.

O mundo da santidade motiva o homem a fazer o bem, a amar, a sonhar o belo e o infinito. Ele está não só perto de nós, mas está dentro de nós ou, melhor, nós estamos n´ele (At 17,28) (recomendo a leitura do livro de Anselm Grün, O Céu começa em você, da editora ´Vozes´). Este mundo nos ensina ver a beleza da criação e descobrir nela o Rosto do Mistério (Rom 1,18-25).

Digamos NÃO! a Feiura representada pelas máscaras do Halloween.
Digamos NÃO! ao mundo do ocultismo, caminho do conhecimento rebelde e arbitrário.
Digamos SIM! ao conhecimento trazido por Jesus Cristo, Verbo Eterno de Deus para, assim, alcançar a paz e viver na segura esperança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário